O que é melhor: Investir na bolsa ou deixar o dinheiro na poupança

 

Quando se fala em investimentos, o primeiro nome que vem a cabeça de muitas pessoas é a bolsa de valores. De fato, o mercado de ações é extremamente popular mesmo para pessoas que nunca compraram uma ação na vida. Ocorre que, quando chega a hora de finalmente investir, a maioria dessas pessoas se deixa dominar pelo medo e acaba preferindo deixar seu dinheiro na caderneta de poupança.

investindo na bolsa

Embora a caderneta de poupança seja considerada um investimento de baixo risco, a grande verdade é que com seus retornos minúsculos – e que conseguem ficar incrivelmente menores a cada anos que passa – ela sequer pode ser chamada de investimento. Mesmo possuindo risco baixíssimo não vale a pena deixar seu dinheiro lá, pois muitas vezes o retorno anualizado que você irá obter não chegará sequer a bater a inflação!

Acredito que a poupança seja uma alternativa aceitável apenas para alguém que já esteja no fim da vida e já tenha acumulado um bom patrimônio e, assim, deseja antes de qualquer outra coisa protege-lo. Ainda assim, existem opções melhores, como investimentos de renda fixa, que podem prover retornos mais interessantes mantendo o risco baixo.

Por isso, acredito que se você quer obter bons retornos para o seu capital, a bolsa de valores é indiscutivelmente a melhor opção pois, a longo prazo, o conjunto de empresas listadas tende a crescer e a bolsa a apresentar um bom desempenho. Mas e o risco? Esse certamente é um fator a ser considerado, mas nem de longe é algo tão assustador como muitos fazem crer. Se você possuir uma boa estratégia de gestão de risco e souber como fazer as coisas do modo certo, então não deve se preocupar com a volatilidade do mercado, pois é exatamente ela que trará as oportunidades para que você faça as suas operações mais lucrativas. Se você quer saber mais sobre investimentos não deixe de consultar o mago do mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*